Actividades

Na Ribeira de São Domingos  


Inventariação da biodiversidade

  1. Por especialistas: realizada uma primeira campanha no Outono, prevê-se a próxima para a Primavera 2019. Encontra-se já disponível o Guia de Plantas Rupícolas.
  2. Através de processos de monitorização cidadã: foram já colocados na ribeira três painéis Monitor Change.


Exploração da Ribeira (in loco)

  1. Este site disponibiliza o percurso da Ribeira e dois trilhos alternativos não preparados, isto é, não se encontram limpos nem marcados, mas são exequíveis por caminheiros experimentados.
  2. Trilho do “Poço Maria Luísa”. Este é o primeiro trilho aberto no Vale de São Domingos, no âmbito do Projecto A Ribeira A Gostar Dela Própria. O trilho é circular, parte e regressa ao Painel 3, o qual se localiza ao fundo da Rua das Escolas (Bairro de São Domingos). O percurso é de baixa dificuldade e passa duas vezes sobre a ribeira, em pontão de madeira e em ponte de alvenaria. Seguindo pela direita, o percurso começa por atravessar um pinhal, atravessa uma ponta do Bairro de São Domingos e desce depois entre carvalhal até à ribeira; o regresso faz-se por carvalhal.
  3. Jogo “Os exploradores”: destina-se a crianças e pretende estimular a curiosidade e o conhecimento sobre os elementos naturais. Disponível o Caderno de Campo (para as crianças) e o Guião (para os facilitadores que acompanhem as crianças).




Divulgação da Ribeira de São Domingos

  1. Documentário A Ribeira A Gostar Dela Própria, de Tiago Pereira: um vídeo com entrevistas a pessoas que se relacionaram ou relacionam com a Ribeira de São Domingos.

  2. Exposição de fotografias de Tânia Araújo , disponível para exibição.
  3. Instalação artística sonora reMoinho, criada por Bitocas para a Ribeira de São Domingos, disponível para ser temporariamente instalada em outras ribeiras de montanha.
  4. Tapete de histórias. Construído propositadamente para a Ribeira de São Domingos, este belíssimo objecto artesanal possui associada uma série de personagens e objectos naturais.




Actividades no Vale de São Domingos

  1. Construção de uma estufa low cost (oficina dinamizada entre a bioEco e a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa).
  2. Aprendizagem de boas práticas em agricultura: sementeira direta e camas elevadas.
  3. Oficina sobre a incorporação de matéria orgânica no solo.
  4. Oficina sobre o controlo de invasoras.
  5. Sensibilização ambiental no pré-escolar e 1º ciclo: capacitação de futuros técnicos de ambiente da Escola Profissional Agrícola da Lageosa.
  6. Construção de ninhos, abrigos, bebedouros, comedouros para a fauna.




Outros

Conferência de Javier Gonzalez Harguindey, responsável pelo Plano de Infraestruturas Verdes da Galiza, patrocinada pelo Projecto A Ribeira A Gostar Dela Própria no encontro universitário Montanha Mágica (UBI). Esta conferência visou reflectir sobre a oportunidade de olhar a ligação entre todas as ribeiras que desaguam no Corges para construir uma infraestrutura verde que proporcionasse percursos e espaços naturais à população da Grande Covilhã.